Começou a estação de monta: confira como se planejar para este período.

Com a volta do período de chuvas e o aumento de oferta de forragem, iniciamos para o setor de Cria de Bovinos de Corte o período de estação de monta, que tem como objetivo emprenhar as matrizes aptas para reprodução em um curto período.

O intervalo de duração ideal é de três meses, com o objetivo de cada matriz produzir e desmamar um bezerro por ano.

Além da produção de um bezerro por ano, a estação de monta programada para esse período permite maior peso ao desmame por haver menor restrição alimentar para as matrizes e melhor nutrição fetal.
O manejo dos animais também fica facilitado, já que existe concentração na parição, no desmame e formação de lotes para a recria.

Unir a estação de monta com a estação das chuvas coopera para alcançar uma melhor eficiência reprodutiva, principalmente pela maior exigência nutricional, já que as matrizes precisam de energia para mantença, produção de leite e reprodução.

Como devo planejar a estação de monta?

O primeiro passo é avaliar o escore de condição corporal das matrizes e a oferta do alimento em volume e qualidade para que possam estar em balanço energético positivo. 

Para IATF, buscar um profissional com experiência para escolha do melhor protocolo bem como o reprodutor que será introduzido para melhorar o rebanho. 

No caso de monta natural, avaliar os Touros identificando se estão aptos para reprodução. 

Indicação de nutrição para o período de monta:

A estação de monta é um período muito importante para todo o setor da pecuária, coincidindo com o período das águas. O produtor deve sempre ter um olhar atento quanto a nutrição dos seus animais. 


O Fós Reprodução e Prime Reprodução, da linha Gasparim Nutrição Animal, oferece todos os minerais necessários para que vacas e novilhas, em período de reprodução, mantenha a nutrição e desempenho do manejo durante toda a estação.

Gostou do conteúdo? Siga a Gasparim nas redes sociais e acompanhe o nosso blog. Fique por dentro dessa e de outras dicas para potencializar o desempenho do seu rebanho. 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.